Coro Ars Vocalis

O coro Ars Vocalis trabalha em formação de coro júnior, pretendendo desenvolver este conceito na prática coral portuguesa com a perspetiva de escola e formação. 

A formação é constituída por cantores dos 15 aos 18 anos de idade, todos do concelho de Esposende. 

O Ars Vocalis nasce em 2009 com um grupo de crianças com 10 anos de idade, alunos da Escola de Música de Esposende (EME) no âmbito do Regime de Ensino Articulado da Música. Este é um projeto da identidade da EME e do seu Projeto Educativo, sendo a consequência mais direta da formação desenvolvida no Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE). Os dois projetos estão intimamente relacionados pois, de futuro, os elementos do CPCE transitarão para o Ars Vocalis.

Numa primeira fase, na Escola Básica do Baixo Neiva, o grupo de 35 crianças desenvolve um trabalho musical dedicado à construção de hábitos vocais e corais recorrendo aos compositores portugueses que compuseram para este trabalho pedagógico, como Fernando Lopes-Graça (Canções e Rondas Infantis, Cançõezinhas da Tila, “Aquela Nuvem e outras”), e Sérgio Azevedo. 

Numa fase posterior do trabalho, o Coro Ars Vocalis começa a trabalhar a polifonia mista com a evolução vocal dos Meninos Cantores.

Do seu ainda breve percurso, destaca-se a participação na primeira e segunda edição da Temporada de Música – MusiCórdia MMXIII e MusiCórdia MMXIV. Em Julho de 2013, o Coro Ars Vocalis, participou no prestigiado Festival Internacional de Música de Cantonigrós (Vic – Catalunha) representando Portugal na categoria de coros infantis, sendo o único, nesta categoria, a apresentar-se na formação de coro misto. Em 2014 participou no Fórum de Educação 2014, em Esposende e no Fórum de Sociologia da Educação Luso-Brasileiro, organizado pela Faculdade de Sociologia da Universidade do Porto.

O trabalho desenvolvido ao nível do repertório é adequado ao timbre e características vocais dos coralistas, respeitando a fase de transição vocal em que se situam. No entanto, procura-se a descoberta dos grandes compositores, o estímulo à composição contemporânea e a mescla de sonoridades distintas, unidas pela linguagem coral. 

O Coro Ars Vocalis realizou em Julho de 2016 uma importante masterclasse para o seu crescimento com a diretora coral Jo Mcnally da ABCD (Associação Britânica de Diretores Corais).

O Coro, em parceria com a Câmara Municipal de Esposende, desenvolve o projeto Mare Nostrum – Cantigas & Poemas. Este projeto integra a edição de um livro com um disco com obras que têm o Mar como inspiração. O Ars Vocalis encomendou ao compositor Telmo Marques uma obra neste âmbito, sendo lançada em 2016.

Para além desta obra o grupo conta já com o Motete “Salutaris Hostia” do compositor residente Osvaldo Fernandes, obra esta escrita e dedicada ao coro. 

A motivação que levou à criação deste coro é a convicção profunda de que a música, em particular a música vocal/coral, pode ser um instrumento para a elevação cultural das camadas mais jovens, assim como um estímulo para a arte em geral. A aplicação prática deste facto tem como consequência uma sociedade humanamente mais rica e conhecedora quer artisticamente, quer na procura de valores como a qualidade, o rigor, a exigência e a infinita busca da perfeição. O projeto tem sempre em mente a criação de “escola” e tradição.

Veja também: