Coro de Pequenos Cantores de Esposende

O Coro de Pequenos Cantores de Esposende surge em finais de 2009, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Esposende e a Escola de Música de Esposende.
Desde então, o CPCE já se apresentou em vários locais da zona norte de Portugal, como são exemplo diversas freguesias de Esposende, Igreja de S. Vitor em Braga, Sé Catedral de Braga, Igreja de Cedofeita no Porto, Igreja da Misericórdia em Guimarães, Igreja da Lapa no Porto, Auditório do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Theatro Circo e Parque de Exposições de Braga, Centro Cultural de Belém e Casa da Música, no Porto. O CPCE apresentou em 2014, em colaboração com o decateto de metais Portuguese Brass, a obra encomendada pela Confraria da Semana Santa de Braga – “Paixão segundo S. João”, de Osvaldo Fernandes, com a direção do maestro português José Eduardo Gomes.
Para além do decateto de metais Portuguese Brass, o CPCE já teve oportunidade de trabalhar com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e a Banda de Antas. O CPCE trabalhou em 2013, em masterclasse, com Anita Morrinson, preparadora vocal do Coro da Catedral de Westminster de Londres e com Lluis Vila i Casañas, diretor do Coral Sant Jordi e professor na Escola Superior de Música da Catalunha, tendo-se apresentado com este Maestro na Casa da Música, no Porto.
O CPCE tem no seu histórico diversas obras dedicadas ao próprio coro. De Fernando Lapa, “Magnificat”; de Sérgio Azevedo, “Romance do Caçador e da Princesa”; de Paulo Bastos, “Três canções de Natal”; de Osvaldo Fernandes (compositor residente) – “Fantasia à volta de um poema”, “Missa brevis”, Ciclo “Mudam-se os Tempos”, Ciclo “Natal Português”, “É Tempo de Natal”, “Paixão segundo S.João” (para coro SSA, decateto de metais, órgão, percussão e solistas). Em Março de 2016 o CPCE estreou Stabat Mater, encomenda do coro ao compositor português António Pinho Vargas.
O CPCE pretende ser uma fonte de formação de músicos do futuro e simultaneamente do público do presente. Desta forma, pretende promover a produção nacional contemporânea de obras dedicadas ao ambiente sonoro Pueri Cantores.
O CPCE gravou, em julho de 2013, o seu primeiro disco - “Mudam-se os Tempos” (financiado pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Direção Geral das Artes). Em outubro de 2014 gravou o segundo disco – “É tempo de Natal”, dedicado à temática do Natal, também com obras de compositores portugueses. Ambos os projetos discográficos apresentam obras que procuram transmitir uma mensagem de elevado valor artístico, estando implícito em ambos um movimento coral que pretende influenciar a produção nacional.
Já em 2015, a convite da Associação Portuguesa de Educação Musical, participou na gravação de obras do compositor Paulo Bastos, incluídas no projeto desta Associação: “Cantar Mais”.
A motivação que levou à criação deste coro é a convicção profunda de que a música, em particular a música vocal e coral, pode ser um instrumento para a elevação cultural das camadas mais jovens, assim como um estímulo para a arte em geral. A aplicação prática deste facto tem como consequência uma sociedade humanamente mais rica e conhecedora, quer artisticamente, quer na procura de valores como a qualidade, o rigor, a exigência e a infinita busca da perfeição. O projeto tem sempre em mente a criação de “escola” e tradição.